Testamento

Ninguém gosta de pensar na morte, mas fazer um testamento pode ser um ato de amor e precaução indispensável para proteger as pessoas que você ama. Adiar para quê?

1

Consulte o tabelião sobre o ato.

2

Baixe o formulário na seção “Formulário de testamento”, preencha com os dados pessoais, indique os bens, os direitos e a quem deseja atribuí-los.

3

Preencha o “Formulário de pedido”, anexe o formulário de testamento preenchido e clica em Enviar. Após a remessa do formulário, faremos uma minuta para sua conferência. Prazo: 1 a 2 dias úteis.

4

Aprovada a minuta, agende a data para assinar o testamento. Na data agendada deve comparecer o testador e as duas testemunhas.

O que é testamento e como fazer? 

Testamento é o ato notarial pelo qual uma pessoa, o testador, declara como e para quem deseja deixar seus bens para depois de sua morte. É um ato sigiloso que pode ser revogado ou alterado enquanto o testador viver e estiver lúcido, cuja a validade se dá após a morte do testador.


O testamento serve para pacificar a sucessão ou para que o testador disponha de  seu patrimônio livremente a favor de outras pessoas que sejam ou não os seus herdeiros legais.

Há previsão legal para três tipos de testamento:

a) Testamento público
: feito pelo tabelião perante duas testemunhas. Faz prova plena.

b) Testamento cerrado: escrito pelo testador que leva ao tabelião para que este o aprove perante duas testemunhas.

c) Testamento particular: feito pelo testador ou alguém ao seu pedido, perante três testemunhas. Após a morte do testador deverá ser confirmado por um juiz.

Requisitos do Testamento

1.Devem comparecer o testador e duas testemunhas.

2.Não é necessário um advogado, você pode solicitar diretamente ao tabelião. Se você tiver um advogado, consulte-o e decida com ele sobre a conveniência de fazer um testamento público.

3.O Testador deve ser maior e capaz;

4.As testemunhas não podem ser ascendente, descendente, irmão e cônjuge do testador ou dos herdeiros instituídos ou legatários.

Clique para baixar o checklist:

Testamento.docx

Formulário de Pedido

Preencha todos os campos do formulário. Responderemos o seu contato o mais breve possível.