As pessoas maiores e capazes podem fazer o inventário e partilha de bens por escritura pública. É fácil e rápido. Deixe a complexidade deste assunto com o 26º.
Com seu advogado, preencha o formulário com os dados pessoais, indique os bens e direitos, o valor deles e como desejam fazer a partilha.
Indicaremos os documentos necessários ao ato. Após a remessa deles, faremos uma minuta para sua conferência. Prazo: 2 a 5 dias útil.
Seu advogado confere a minuta e corrige o que for necessário. Providencie ou solicite que providenciemos os documentos necessários.
Combine com seu advogado e os demais herdeiros e agende a data para assinatura da escritura.
O que é Inventário e Partilha e como fazer
O inventário é o documento pelo qual se faz a apuração do patrimônio ou não deixado por uma pessoa falecida. A partilha é decorrente do inventário, ou seja, é a divisão do patrimônio do falecido entre seus herdeiros e cônjuge, se houver.
O inventário e a partilha são utilizados para legalizar a divisão patrimonial da pessoa falecida.
O(s) herdeiro(s) e o cônjuge viúvo (se houver) deverá(ão) comparecer ao cartório, acompanhado(s) do seu(s) advogado(s). O advogado poderá atender conjuntamente todas ou algumas partes;
Requisitos do Inventário e Partilha
1. Falecimento de uma pessoa que tenha ou não deixado bens;
2. Que o falecido não tenha deixado testamento público ou particular;
3. Que os herdeiros e cônjuge quando houver, sejam maiores, capazes e estejam de comum acordo quanto à divisão dos bens.
Clique para baixar o checklist:
Escritura de Inventário.docx
Inventário e partilha - Já temos um processo judicial em andamento. Podemos fazer o inventário no cartório?
Sim, mas é preciso suspender ou desistir da ação judicial em andamento.
Inventário e partilha - Já finalizamos o inventário e a partilha no Judicial. Ocorre que surgiram mais alguns bens, que desconhecíamos na época. É possível agora fazer uma sobrepartilha no cartório de notas?
Sim, é possível, desde que todos os herdeiros sejam maiores e capazes, fazer a escritura de sobrepartilha.
Inventário e partilha - É possível fazer inventário e partilha com testamento válido?
Sim, mas é necessário expressa autorização do juízo sucessório competente nos autos do procedimento de abertura e cumprimento de testamento.